segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

OS QUE SEGUEM JESUS

Depois de procurar tantas saídas para os reveses desta vida, e concluir que de todas as encontradas, nenhuma pôde nos proporcionar um momento sequer de felicidade, cremos, desta feita, que a única esperança de paz que resta é aquela que nos oferece a religião. Assim é que, imbuídos dessa crença e em nome da religião a que nos afeiçoamos, pomo-nos à praticar a caridade e não medimos esforços para ajudar nossos irmãos desafortunados.
Com o espírito embevecido de ânimo nesse sentido, lá vamos nós empunhando a bandeira da caridade, ávidos por querer mostrar ao Mundo todo que o melhor caminho é aquele em que assentamos nossas bases e, com muito maior ênfase proclamamo-lo em altos brados quando se trata do Espiritismo, porque, na verdade, ele descortina o futuro e dá amplos poderes ao espírito para caminhar com os seus próprios pés.
Entretanto, para surpresa de tantos, poucos são os que perseveram nessa crença. Muitos falam demais, não passam de "fogo de palha" porque, ao surgir a primeira contrariedade, debandam do ímpeto primeiro para dar ensejo a que interesses outros tomem o lugar que haviam escolhido para a alma e ficam a mercê de que o galo cante 3 vezes como cantou para Pedro.
Geralmente esta é a realidade, pois sabemos que muitos são os chamados e poucos os escolhidos e, assim quando buscamos o Espiritismo, na maioria é apenas para resolver nossos problemas e desafogar nossas mágoas internas, que são geradas pelo inconformismo que toma conta de nós, diante das provas e expiações porque estamos passando nesta encarnação, as quais vêm a título de nos fazer evoluir espiritualmente.
Portanto, buscar a Doutrina Espírita com o intuito de que a mesma nos cure as enfermidades materiais é embarcar em canoa furada, pois o que o Espiritismo poderá oferecer é apenas um paliativo para nossas dores materiais, uma vez que sua finalidade é dar o antídoto para combater o veneno dos muitos pecados do espírito. É preciso estudar a Doutrina a fundo, e toda uma encarnação de estudos não bastaria para que conhecêssemos todos os seus princípios, no que diz respeito à ciência, pois ela vai apresentando sempre coisas novas conforme o progresso de seus adeptos. Ela evolui à medida que a Humanidade progride.
Desta maneira, é preciso que sintamos no fundo de nossa alma grande vontade de aprender amando, para que não venhamos para o futuro ver frustrados nossos pontos de vista, os quais, às vezes, são montados de inopino sob falsas idéias. Poderá acontecer o que acontecia com aqueles que desejavam seguir Jesus onde quer que Ele fosse, sem contar que os seus desejos estavam cobertos de interesses particulares, pois se assim não fosse Jesus não teria dito que as raposas têm seus covis e as aves do céu ninhos, e o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. (Lucas - cap. IX - 57 a 62). O que vem demonstrar também que para seguir o Espiritismo é necessário muito amor, renúncia e boa vontade, pois essa maravilhosa Doutrina segue o Mestre em Espírito e Verdade.

(Extraído de "Correio Fraterno do ABC" - ano 2 - Agosto 1969)

Nenhum comentário:

Postar um comentário