quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

DEVER QUE TEM O HOMEM DE RESISTIR AOS MAUS INSTINTOS E AS MÁS PAIXÕES

MATEUS: capítulo 12º, versículo 43. Quando o Espírito impuro tem saído de um homem, vagueia pelos lugares áridos em busca de repouso e não o encontra. — 44. Diz então: “Voltarei para a casa donde saí”. E, voltando, a encontra vazia, limpa e ornada. — 45. Parte então de novo arrebanha sete outros Espíritos ainda piores do que ele, entram todos na casa e passam a habitá-la; e o último estado do homem fica sendo pior do que o anterior. Assim acontecerá com esta geração criminosa.
LUCAS: capítulo 11º, versículo 24. Quando o Espírito impuro tem saído de um homem, anda por lugares áridos em busca de repouso. Não o encontrando, diz: Voltarei para a casa donde saí. — 25. E. voltando, a encontra varrida e ornada. — 26. Vai-se, então, de novo, reúne outros sete Espíritos mais malvados do que ele e, entrando todos na casa, lá se instalam. E o último estado do homem fica sendo pior do que antes. — 27. Ora, sucedeu que, quando ele dizia estas coisas, uma mulher, elevando a voz do meio do povo, lhe disse: Felizes o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram! — 28. Jesus, porém, disse: Mais felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a praticam. (89)

Jesus, por essa forma, advertia os homens de que estivessem precavidos sempre contra as más paixões e tendências que, repelidas, a princípio, facilmente podem voltar depois mais intensas e tenazes, como acontece com as enfermidades, relativamente às quais se verifica que as recaídas são sempre mais perigosas.
Os Espíritos imundos que influenciam para o mal o homem são atraídos pelos seus maus sentimentos. Ora, se o homem limpar sua alma de todas as impurezas e a adornar das virtudes opostas a tais sentimentos ocupa-la-á o seu anjo de guarda, tornando impossível àqueles Espíritos fazerem nela morada, como antes. Ornemos, pois, de virtudes as nossas almas, a fim de que o Senhor as possa considerar habitações dignas dos seus mensageiros, os Espíritos bons, de cuja inspiração e assistência gozaremos, então, constantemente.
Nenhuma relação tem o que acabamos de dizer com o chamado “sacrifício da eucaristia”, pelo qual entendeu a Igreja romana de fazer do corpo humano morada da divindade. Semelhante absurdo, como todos os outros erros dessa igreja, provém das interpretações literais por ela dadas às Escrituras, interpretações que, se outrora puderam legitimar-se com o grande atraso intelectual da Humanidade, hoje constituem uma das causas principais do desprestígio em que a vemos e da generalização da descrença.
A comunhão do Cristo, simbolizada pela Ceia, foi um último e solene apelo por ele feito aos homens, para o cultivo da fraternidade. A comunhão dos discípulos era um repasto comemorativo, uma lembrança simbólica daquela outra comunhão.
Dizendo respeito unicamente ao Espírito toda a Doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo lado unicamente espiritual é que deveram ter encarado e ensinado os preceitos evangélicos aqueles que se intitulam seus representantes na Terra, com abstenção completa dos cultos e cerimônias puramente materiais, que nada valem e para nada servem.
Capítulo 11º, versículos 27 e 29 de Lucas. — A mulher que elevou a voz do meio da multidão, para louvar a Maria, como mãe de Jesus, conforme a consideravam os homens, falou como médium, sob a inspiração momentânea de um guia que, desse modo, abriu ensejo à resposta de Jesus, que foi um ensinamento: “Mais felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a praticam”. Sim, bem-aventurados os que estudam e ensinam a moral pregada por Jesus e põem-na em prática, não fazendo da profissão de fé um meio de vida, de satisfazerem às suas ambições de mando e predomínio, como infelizmente ainda vemos.
(89) Job, 1º, 6, 7. — 1ª Epístola à Pedro, 5º, 8. — 2ª Epístola à Pedro, 2º, 20 a 22. — JOÃO. 5º, 14. — Timóteo, 1º, 25.
DO LIVRO ELUCIDAÇÕES EVANGÉLICAS
POR ANTONIO LUIZ SAYÃO
EDITADO PELA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário