quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

ESQUECE O TÉDIO

A vida é muito linda nas circunstâncias ensinadas pelo Evangelho de Jesus.
O Cristo de Deus, como Mestre de todos os mestres que a Terra já conheceu, trouxe para os homens um punhado de regras superiores, capazes de renovar todas as criaturas comprometidas
com as trevas.
É de observação comum que todos nós saímos facilmente da melancolia.
Entretanto, logo mais voltamos a ela, pelo simples fato de nos libertarmos pela porta errada.
O que nos desperta mais alegria são as coisas inferiores, e essas não permanecem, por não acrescentarem nada em bases de verdade.
Deves lutar para ficares livre dos desgostos. Todavia, coloca no lugar deles virtudes que cresçam no clima do Amor. Se estás com tédio, certamente que irradias ondas de profundo enfado em todas as direções. E, se porventura conversas com alguém, e esse alguém se alimentar dos teus sentimentos inferiores, serás responsável por essa carga imprestável que estás distribuindo aos teus semelhantes. Não deves pensar que a vida surgiu por um acaso. Esse argumento nasce do materialismo, em que a ignorância dirige a inteligência, pois o coração está gelado no lago dos sentimentos.
A vida é uma engenhosa expressão de Deus que, por enquanto, não pode ter todos os segredos revelados. Nós não participamos da criação da vida. Ela pertence a Deus, e cresce sem a nossa participação. A vida é Deus Se expressando em tudo o que existe.
Não obstante, o Senhor nos deu uma co-participação no despertar de nós mesmos, abrindo, com isso, nosso interesse de trabalhar para o nosso próprio bem e em favor da fraternidade universal.
Nós somos cheios de segredos e os arcanos vão nos brindo as consciências com o nosso despertar. Nos princípios do nosso autodomínio, sentimos uma alegria incrível invadir o coração e um amor universal que a escrita não suporta. É de se notar que os maiores mestres da humanidade não escreveram nada, por entenderem a ciência do falar na sua profundidade absoluta. No entanto, as suas falas foram mais fortes que todas as escritas do mundo, porque escreveram em todas as coisas, pela força do Amor. E ainda mais, deixaram tudo anotado nas consciências dos homens, em nome de Deus.
Já ouvimos muitos dizerem ter grande interesse na iniciação espiritual, mas não saberem por onde começar. Na verdade, aquele que quer, sempre acha os meios de se despertar para a luz e de se libertar das trevas. Podes começar orando, no sentido profundo da palavra, com recolhimento e humildade, não esquecendo as boas leituras, as meditações e as conversações com pessoas que já sentiram a luz no coração. Todos conhecem os homens superiores pela vida que levam e pelo que fazem e falam. Junta-te a eles, que o resto te será dado por acréscimo de misericórdia. Deus nos coloca sempre nos caminhos que desejamos, por pensamentos, palavras e atos. Começa o teu dia libertando-te do tédio que embaraça o teu roteiro, da melancolia que estraga a tua vida e a vida dos que te acompanham. Trabalha dentro do teu coração para incentivar a alegria, vê o sol da manhã ou as estrelas da noite e terás um símbolo mais perfeito da felicidade. Contempla as flores ou observa uma criança, que a alegria irá despertar o teu íntimo, na espontaneidade da própria vida.
Lancellin
do livro cirurgia Moral

Nenhum comentário:

Postar um comentário