segunda-feira, 16 de março de 2009

BRILHE NA TERRA A VOSSA LUZ


"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus". (Matheus, 5:16).

Assim como não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte, também resplandecerá da sua luz sobre a Terra o homem compenetrado dos seus deveres, que se edificou moral e espiritualmente.
Jesus Cristo, através da expressão contida em Mateus, 5:16, preceituou a necessidade de darmos guarida às suas recomendações, no sentido de nos tornarmos obreiros atuantes e de decisão inabalável, projetando-nos, não apenas através das palavras, mas, sobretudo, pelos atos.
"Vós sois a luz do mundo", ponderou o Mestre Nazareno. Essa frase deixa bem explícita que, para nos tornarmos realmente seus discípulos, torna-se mister que nos desvencilhemos de todas as viciações contraídas no decurso das várias vidas pretéritas, o que faremos através das novas reencarnações que Deus, por excesso de misericórdia, nos concede.
"Vós sois o sal da Terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens." Aqui, uma vez mais, o Mestre esclareceu que o seu discípulo deve contagiar os demais, ensinando-os, pelo exemplo, a praticar boas ações que levam à reforma interior. O sal transmite da sua qualidade a todos os demais elementos. Se misturarmos sal com açúcar, o último e não o primeiro ficará salgado. O sal não se deteriora e com muita dificuldade se contamina. Ele preserva todos os demais corpos.
A exemplo do que se sucede com o sal, o discípulo de Jesus também pode viver no meio de homens viciados e mergulhados na maldade, sem, entretanto, se contaminar por eles, devendo pelo contrário, transmitir-lhes as suas boas qualidades.
"Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas. A candeia do corpo são os olhos, de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz." Os nossos olhos refletem as trevas ou as luzes que residem dentro de nós. Se prevaricarmos com os nossos deveres, se envolvermos o nosso ser nas trevas, vendo tudo com pessimismo e derramando ódio, maledicência e egoísmo em nossa volta, teremos, como decorrência as nossas almas mergulhadas nessas trevas. Se, pelo contrário, procurarmos amar ao nosso próximo, propiciando-lhes, pelo exemplo vivo, meios de assimilar as boas qualidades que residem dentro de nós, teremos conquistado o nosso irmão e predisposto-o para o encaminhamento nas veredas da luz.
"Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas". (Lucas, 11:35). Este preceito de Jesus deixa entrever que pode existir luz que na realidade são trevas, aplicando-se aos homens que apenas exteriormente demonstram bondade e tolerância, mas que, na realidade são maus e egoístas, assemelhando-se aos "lobos vestidos com peles de ovelhas", segundo o dizer judicioso dos Evangelhos.
"O homem sensato é aquele que edifica a sua casa sobre a rocha, e, quando sopram os ventos e ruge a tempestade, ela resiste ao impacto desses elementos". Ainda neste ensino o Mestre ressaltou a necessidade imperiosa de nos iluminarmos e de nos protegermos com a couraça da fé e das boas obras, a fim de podermos resistir às investidas da adversidade oriunda das provações e expiações terrenas. O homem que estiver preparado jamais sucumbirá, pois, terá forças para resistir a toda e qualquer investida, surjam de onde quer que seja.
O homem liberto dos convencionalismos terrenos, e amadurecido para as aquisições nobilitantes da alma, torna-se realmente o veículo propulsor de todas as ações lídimas, que invariavelmente levam ao desabrochamento das virtudes mais sublimes no recesso do seu ser.
"A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei? É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta: e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu". (Lucas, 13:18-19). O homem que fizer desabrochar dentro de si a semente do Reino de Deus, tornar-se-á virtuoso a ponto de poder entrar em contato mais íntimo com os espíritos puros, que no dizer evangélico são comparados às aves do céu.
"E ninguém, acendendo uma candeia a cobre com algum vaso, ou a põe debaixo da cama; mas põe-na no velador, para que os que entram vejam a luz". Aquele que se reveste da iluminação interior, conseguida através do esforço próprio, compara-se a uma luz colocada sobre o velador, jamais sendo ofuscada pelos obscurantistas ou por aqueles que porfiam em viver nas trevas. A iluminação interior é um estado intrínseco, permanente, irreversível.
O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, nos esclarece que "Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem um saber mais profundo. A cada um deu uma tarefa específica, com o fim de esclarecê-los e de os fazer chegar progressivamente à perfeição pelo conhecimento da verdade, para aproximá-los de si. Nesta perfeição é que eles encontram a pura e eterna felicidade. Passando pelas provas que Deus lhes impõe é que os Espíritos adquirem aquele conhecimento. Uns aceitam submissos essas provas e chegam mais depressa à meta que lhes foi assinada. Outros, só a suportam murmurando e, pela falta em que desse modo incorrem, permanecem temporariamente afastados da perfeição e da prometida felicidade".
(Extraído de "Correio Fraterno do ABC" - ano 3 - abril 1970)

Nenhum comentário:

Postar um comentário