domingo, 29 de março de 2009

O DOM DE SERVIR

O dom de servir, no ser humano, é uma das maiores mediunidades da Terra. É uma faculdade, entre os homens, de expressão divina. No fundo, quem serve por amor torna-se um médium dos espíritos mais iluminados, por fazer o ambiente de luz em volta dos seus próprios passos.
A caridade ainda é a âncora de salvação em toda a parte. É o vínculo que prende, por sintonia, todas as almas de escol. A beneficência faz com que o coração se enriqueça da velha alegria, como induz a inteligência a compreender os sentimentos. Todas as religiões nos propõem caminhos semelhantes, a respeito da caridade, sabendo, por inspiração, que somente ela salva as criaturas. O homem compassivo apóia sua paz na tranquilidade da consciência, que verte luz em todas as direções do mundo interior.“Porque o serviço desta assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças a Deus.” II Coríntios 9:12
O versículo ao lado transcrito está em perfeita ordem com a lei.
Expõe ao apóstolo que o serviço de assistência não só supre as necessidades dos santos, isto é, que os espíritos elevados se alimentam na prática do bem, sentem felicidade em trabalhar para a coletividade, suprem suas necessidades da falta do ambiente divino. Reencarnados, usam da caridade para lembrar o Céu, mesmo estando na Terra. E prossegue o comentário: mas também redunda em muitas graças a Deus, porquanto o bem que eles fazem aos sofredores, de variados modos, conforta corações, cura chagas e aumenta esperanças, visto que dão muitas graças a Deus pelo bem que recebem das mãos destes missionários. Eis aí: tanto uns quanto outros são agraciados pela luz da caridade em ação entre os homens. Os discípulos do Mestre sentiam essa felicidade de dar, por sentirem a ação do bem que recebiam da parte dos Céus.
A filantropia comunga com o amor, dando nascimento à verdade que libera o espírito da ignorância. O afeto, nas proporções da dignidade, supera os mesquinhos problemas das incompreensões e, na hora certa, esse afeto representa a maior das beneficências de coração para coração, trazendo consigo outras tantas harmonias para a luz do espírito, alvorecendo a esperança como se fosse um verdadeiro sol a iluminar os mundos.
Com muito acerto, já se disse que a caridade é um gênio de mil mãos. Pois ela é muito mais. É um santo de mil pés, é um místico de mil corações, é um matemático de mil cabeças, um cientista de mil raciocínios. A caridade é Deus entre os espíritos, a nos ensinar o dom de servir para chegar até Ele, a sentir as claridades do verdadeiro amor.
O Evangelho do Cristo é a caridade no mundo, porque tem coerência com as leis de Deus. Se assim não fora, não teria conexão com os anjos. Ele nos adverte para o dom excelente de servir com amor, sem exigências, sem maldizer, sem julgar e sem cobiça, traçando roteiros e indicando normas para verdadeira felicidade. Sabes por quê? Lê o que se segue:
“Porque o serviço desta assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças a Deus.”
De Lucilações Para a Vida, de João Nunes Maia, pelo Espírito Miramez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário