domingo, 24 de janeiro de 2010

ESPÍRITAS VERDADEIROS E EMBUSTEIROS

Entre os grandes males que sempre afligiram a humanidade, destaca-se a prática da magia negra, disfarçada, muitas vezes, com rótulos de “centro espírita”, tem papel dos mais destacados.
Nesses “centrelhos” não se cogita da regeneração moral de quem quer que seja. O que neles se trata é de vinganças, cangamentos e outras misérias morais. A ajudá-los, estão os espíritos malfeitores, zombeteiros, embusteiros que viveram, quando encarnados, sempre praticando patifarias.
Se à humanidade fossem explicados os porquês da vida, inclusive a composição do Universo, que é a mesma do ser humano – Força e Matéria – estaria ela hoje esclarecida, e dispensaria aos pensamentos o mesmo cuidado que tem com a eletricidade, o radium etc. É pelo pensamento que o ser humano alcança a saúde ou a doença, o êxito ou o fracasso.
A solução dos problemas da vida dos indivíduos, das coletividades, das nações e do mundo, depende da normalidade dos homens, da sua educação moral e preparo intelectual, baseados em princípios racionais e científicos, cada um sabendo que é uma força geratriz de pensamentos e que, como os alimentar, assim será: bom ou mau, feliz ou infeliz, saudável ou doente.
Sendo os pensamentos forças saturadas de poder, preciso se torna esclarecer as criaturas, fazendo-lhes ver que sem preparo, sem disciplina, sem bom estado psíquico, sem moral em todos os lares, nada absolutamente de bom, de útil, de estável conseguirão, porque sem esses predicados, as fobias várias que avassalam a humanidade, filhas da falta de moral, continuarão a imperar por toda parte.
Para que isso se não dê, é necessário que cada um de nós, os já esclarecidos, já senhores dos porquês das coisas, não deixe que caminhe tão desenfreadamente esse veneno mental, essa praga de espíritas embusteiros, como são os praticantes da magia negra.
O Espiritismo é a ciência das ciências! A filosofia das filosofias! Aquela que sendo a ciência da vida, nos guia, acertadamente, na luta travada na Terra, preparando a alma para a vida de elevação moral e de futura vitória espiritual!
O Espiritismo, quando bem orientado e colocado no campo do esclarecimento, consola, anima, encoraja e retempera os espíritos para os embates da vida, como ensina o notável médico Pinheiro Guedes em sua obra magistral: Ciência espírita, é “a chave certa de todos os problemas”.
Entretanto, para certos “espíritas”, é ele capa de sem-vergonhices, praticamente limitado ao desenvolvimento de médiuns, alguns analfabetos que se prestam à prática do mal, à corrupção de políticos, à desonra de lares, satisfazendo aos consulentes, também maldosos, que não tendo a hombridade precisa para enfrentar criaturas de algum valor material, moral ou político, vão às escondidas, a altas horas da noite, fazer as suas encomendas aos “pais de serviço”, “pais de mesa” ou “pais santos”, aos quais pagam bem para que o “trabalhinho” visado seja bem feito.
Desgraçados daqueles que mercantilizam com o espiritismo e abusam da fraqueza e ignorância dos seres humanos!
É chegada a hora de todos se esclarecerem para se libertarem desses embusteiros.
Só triunfarão na luta pela vida os que souberem o que são como Força e Matéria, e quanto valem a vontade educada e os pensamentos ao seu serviço.
Os esclarecidos de verdade nada temem, porque a sua arma de defesa consiste no valor, na honradez, na calma, no desprendimento, e quem emite pensamentos elevados, jamais será atingido pelas falanges obsessoras postas ao serviço maldoso dos perversos, dos comodistas e negocistas da desgraça alheia.
Trabalhar para bem pensar é dever que se impõe a todos que da honra têm noção.
 
trecho do livro Cartas oportunas sobre o Espiritismo
Luiz de Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário