segunda-feira, 20 de outubro de 2014

INTRODUÇÃO I DE O LIVRO DOS ESPÍRITOS


AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA

INTRODUÇÃO I DE O LIVRO DOS ESPÍRITOS

 

Para se designarem coisas novas são precisos termos novos. Assim o exige a clareza da linguagem, para evitar a confusão inerente à variedade de sentidos das mesmas palavras.

Os vocábulos espiritual, espiritualista, espiritualismo têm acepção bem definida. Dar-lhes outra, para aplicá-los à doutrina dos Espíritos, fora multiplicar as causas já numerosas de anfibologia. Com efeito, o espiritualismo é o oposto do materialismo. Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria, é espiritualista. Não se segue daí, porém, que creia na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo visível. Em vez das palavras espiritual, espiritualismo, empregamos, para indicar a crença a que vimos de referir-nos, os termos ESPÍRITA e ESPIRITISMO, cuja forma lembra a origem e o sentido radical e que, por isso mesmo, apresentam a vantagem de ser perfeitamente inteligíveis, deixando ao vocábulo espiritualismo a acepção que lhe é própria. Diremos, pois, que a DOUTRINA ESPÍRITA ou o ESPIRITISMO tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. OS ADEPTOS DO ESPIRITISMO SERÃO ESPÍRITAS, OU, SE SE QUISEREM, OS ESPIRITISTAS.

Como especialidade, O LIVRO DOS ESPÍRITOS contém a DOUTRINA ESPÍRITA; como generalidade, prende-se à doutrina espiritualista, uma de cujas fases apresenta. Essa a razão por que traz no cabeçalho do seu título as palavras: Filosofia espiritualista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário