quinta-feira, 19 de setembro de 2013

“A LUZ DA VERDADE”




"Vendo Jesus Natanael aproximar-se, disse dele: eis um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento!' Perguntou-lhe Natanael : 'Donde me conheces?' Respondeu Jesus: Antes de Filipe chamar-te, eu te vi,quando estavas debaixo da figueira'. Replicou-lhe Natanael:'Rabbi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel'! Disse-lhe Jesus: 'por dizer-te que te vi debaixo da figueira, crês? Verás coisas maiores que estas' ...E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo, que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o filho do homem" (João. I: 47-51).

Inaldo, combativo confrade espírita, na abençoada tarefa de divulgar o Consolador prometido pelo Cristo de Deus, vens, em À Luz da Verdade, com excelente didática, focar luz, na sempre atual problemática em torno da magnífica obra mediúnica, Os Quatro Evangelhos, compilada pelo missionário de Bordeaux, Jean Baptiste de St. Omer Roustaing.

Inaldo, um verdadeiro espírita, em quem não há fingimento, à semelhança do escolhido israelita Natanael (Bartolomeu), sentastes à meditar debaixo da figueira frondosa da revelação da Revelação, que os espíritos Evangelistas, assistidos pelos Apóstolos e Moisés, através da médium Émilie Aimée Charlotte Bréard Collignon, em espírito e verdade, iluminaram a Terceira Revelação, que o sábio Allan Kardec teve a missão de codificar.

Inaldo, agasalhado pelo propósito espírita do instruí-vos; após ler, reler e muito meditar sobre tudo que se publicou, contra e a favor, de Os Quatro Evangelhos, e com a proteção inestimável dos amigos espirituais, os anjos de Deus, - que subindo e descendo sobre os filhos dos homens, realizam a sagrada missão de esclarecer e confortar -, conseguistes, Inaldo, visualizar os céus abertos, o paroket do mistério crístico rasgado, perante seus olhos, olhos de ver; e, decifrastes o espírito da Nova Revelação.

Inaldo, tomado de inconformação, a inconformação dos que conhecem mais, mas sabem que serão cobrados pela guarda e multiplicação dos talentos recebidos; tomado ainda, pelo outro propósito espírita, do amai-vos, colocastes todas as suas iluminadas reflexões no papel e nos legastes À Luz da Verdade, um livro urgente, conciso e arquitetado em pinceladas de saborosa inteligência.

Inaldo, aqui queremos nos afastar dos prefácios que mais envernizam que contribuem e, também, com sua licença, apresentar verdades, verdades que corroboram em acentuar o papel histórico de Roustaing e sua Obra, como colunas do Espiritismo, no seu aspecto de Evangelho Redivivo.

Assim, à luz da verdade, temos:

 

*          Em 1861 Allan Kardec indicou o Grupo Espírita do Sr. Sabó, dirigido espiritualmente por Fénelon, para Roustaing receber as primeiras orientações sobre a nova Doutrina.

*          Na Revue, em 1861, Kardec felicita Roustaing pelas interpretações de mensagens mediúnicas por ele estudadas, e chega a afirmar que Roustaing passou a mestre na tarefa de interpretar.

*          Quando da visita de Kardec a Cidade progressiva de Bordeaux, no final de 1861, entre tantos discursos, o médico e escritor, Dr. Bouché de Vitray, afirma perante o eminente Codificador: "O Sr. Roustaing ... destinado a representar papel marcante nos fatos do Espiritismo".

*          Em janeiro de 1862, a Sra. Collignon passa a frequentar o Grupo do Sr. Sabó.

*          Em 1864 e 1865, Kardec saúda duas brochuras de Collignon, Conselhos às Mães de Família e Palestras Familiares sobre o Espiritismo, com palavras mais que elogiosas.

*          Em 1866, Kardec comenta o lançamento de Os Quatro Evangelhos, com entusiasmo, e escreve que não há nada nele que contradiga O Livro dos Espíritos e O livro dos Médiuns.

*          Em 1867, em A Gênese, o Codificador registra a sua opinião pessoal, sobre a verdade do corpo fluídico, ensinada em espírito verdadeiro, por Roustaing. Escreve que não é impossível sua existência à luz da verdade espírita; porém, deixava a confirmação pelos espíritos, no futuro.

*          Em 1870, a obra Os Quatro Evangelhos podia, também, ser adquirida na Sociedade Para a Continuação das Obras de Allan Kardec; Sociedade idealizada pelo Codificador e fundada por sua fiel esposa, a Sra. Rivail. Os pedidos deveriam ser encaminhados para o Gerente da Livraria Espírita, M. Bittard .

*          De 1869 a 190 I, Pierre-Gaetan Leymarie, o grande administrador da Sociedade e redator-chefe e diretor da Revue Spirite, foi um grande estudioso, defensor e divulgador das ideias as propaladas por Roustaing. Há dezenas de comentários seus, nesse sentido, na Revue.

*          Em 1882, quando da 2ª tiragem de Os Quatro Evangelhos, em sua folha de rosto, há o registro, que em Paris o livreiro dessa obra, era a Sociedade fundada por Allan Kardec. Naquela época o endereço da Sociedade era: Rue des Petits Champs.

*          A obra de Roustaing chegou ao Brasil (1870) através do pioneiro Luís Olímpio Teles de Menezes, fundador do 1º grupo e periódico espíritas, em nossa pátria, em 1865 e 1869, respectivamente.

*          Em 1873, o 1º grupo espírita na capital do Império, o Grupo Confúcio, estudava, com entusiasmo, Os Quatro Evangelhos.

*          Em 1880, o Grupo Ismael, com Sayão, Bittencourt, Bezerra, Frederico Silva e outros, estudava sistematicamente a obra de Roustaing.

*          Em 1883 surge o Reformador, atualmente a mais antiga e ininterrupta revista de divulgação do Espiritismo. O Reformador sempre priorizou propagar o binômio espírita Kardec- Roustaing.

*          Em 1884, o Plano Maior, materializa no Brasil, a Federação Espírita, que já nasceu agasalhando a mensagem de Roustaing.

*          Em 1887, Max (Bezerra de Menezes) começa sua série de artigos espíritas, em jornais leigos, por dez anos. O Paiz, O Jornal do Brasil e A Gazeta de Notícias estamparam, por diversas vezes, de forma clara e destemida, matérias elucidando o pensamento de Roustaing, que para Bezerra, era pouco acessível às inteligências de certo grau para baixo.

*          Em 1889, Bezerra de Menezes assume a presidência da FEB e se encarrega de transferir o Grupo Ismael (com seu programa doutrinário) para ser a célula espiritual da Federação.

*          Em 1895, Bezerra assume com plenos poderes a direção da Federação e inclui, imediatamente, Os Quatro Evangelhos no Estatuto da Casa de lsmael. Esta atitude formal foi um fortalecimento do estado de fato

 

            

*          Em 1898, Bezerra começa a publicar a tradução de Os Quatro Evangelhos, no Reformador, feita pelo Marechal F. R. Ewerton Quadros, 1º presidente da Federação.  Ainda nesse ano, temos o lançamento do mavioso Jesus Perante a Cristandade, que abraça as verdades de Roustaing, do Espírito Bittencourt Sampaio, pelo médium Frederico Silva. O grande fato foi a imprensa leiga reconhecer o puro e verdadeiro estilo que da outra vida veio, firmado pelo próprio Bittencourt Sampaio.

*          Em 1903 surge o elucidativo A Personalidade de Jesus, que estuda Roustaing, de Leopoldo Cirne, o substituto de Bezerra de Menezes, nas tarefas da Federação.

*          Em 1909, a Federação lança a definitiva tradução de Roustaing, feita por Guillon Ribeiro. Foi Guillon o tradutor das obras de Kardec, publicadas pela FEB, as mais vendidas, e colaborador de Ruy Barbosa no trabalho de revisão do Projeto do Código Civil.

*          Em 1926 começa ostensivamente as atividades mediúnicas de Yvonne A Pereira, um dos principais médium do Espiritismo. É Yvonne estudiosa de Roustaing e sua obras retratam os ensinos da revelação da Revelação.

*          Em 1931 se projeta para o mundo a mediunidade missionária de Francisco Cândldo Xavier, um autêntico estudioso e defensor das ideias de Roustaing.

*          De 1932 começa a brilhar A Grande Síntese, que brotou através da maior antena psíquica de nosso século, o apóstolo do Cristo, Pietro Ubaldi. Nesta obra, Cristo volta para renovar seus ensinamentos no Mar da Galileia e, entre tantos outros pontos, de comum acordo com Roustaing, foca, que num futuro biológico, usaremos corpos ectoplasmáticos, conforme o de Jesus, quando entre nós. Ainda, em 1932, a médium América Delgado capta o espírito Guerra Junqueiro, que confirma, em Funerais da Santa Sé: Jesus não foi jamais involucrado em lama!

*          Em 1936, Antônio Lima nos oferece A Vida de Jesus. Emmanuel, através da pena de Chico Xavier, registra no elucidativo prefácio: "Os homens devem saber que o Missionário Divino não viveu a mesma lama de suas existências ... Que a família genuinamente cristã .,. pratique largamente sua doutrina, esperando, com a humildade requerida, o tempo propício à compreensão de determinadas verdades ..."

*          Em 1937, temos uma bela definição de Pietro Ubaldi, em Ascese Mística: Jesus é o fato tangível e inegável em que o super sensível se materializou.

*          Em 1938 aparece o maravilhoso Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, do espírito Humberto de Campos, pelo Chico Xavier, que informa: - em se tratando do Espiritismo, Roustaing organizaria o trabalho da fé.

*          Em 1939 refulge a mediunidade de Zilda Gama, que lendo o pensamento do espírito Victor Hugo, em Dor Suprema, revela que Jesus possuía como que uma clâmide materializada a revestir-lhe o corpo sideral.

*          Na Páscoa de 1945, Pietro Ubaldi entrega ao mundo A Nova Civilização do Terceiro Milênio, que sem rodeios, assevera que Francisco de Assis, espiritualmente distante da evolução cósmica do Cristo, foi o máximo que a biologia humana conseguiu suportar.

*          De 1948 se destaca Elos Doutrinários, de Ismael Gomes Braga. Nele encontramos sábios apêndices, do erudito amigo Zêus Wantuil e, entre eles, temos Os Docetas, Precursores do Espiritismo. Chico Xavier, estudioso e sincero, escreve para Antônio Wantuil: Li o trabalho de Zêus, referente ao Docetismo ... estou encantado.

*          Em 1949, temos no dia 05 de outubro a concretização do sonho do inesquecível Bezerra de Menezes: a assinatura do Pacto Áureo. Com relação a Roustaing a FEB esclarece: é obrigatório o estudo da obra de Roustaing? - Para nós (FEB) sim, para as adesas não.

*          Em 1952 temos um fenômeno extraordinário! O espírito Bezerra de Menezes assina, como quando entré nós, pela mediunidade de Chico Xavier, o novo Estatuto do Grupo Espírita Regeneração, no Maracanã, Rio de janeiro, que observa o estudo sistemático de Roustaing, conforme sua primeira página.

*          Em 1968, no dia 06 de Outubro, Divaldo Franco, o ilustre confrade baiano, em emocionante palestra, no Grupo Espírita Fabiano, no Rio de janeiro, narra o que todos já sabíamos: Eu fui a Roustaing, que é minha fonte inexaurível de estudos evangélicos! Há quase vinte anos que eu leio o benfeitor João Batista Roustaing.

*          Em 1970, Pietro Ubaldi conclui sua magnífica obra de 24 Vol., com o incomparável Cristo. Nele, Ubaldi derrama toda a sua sabedoria, amadurecida pelos irmãos tempo e sofrimento; e, como não podia deixar de ser, em comum acordo com o pensamento de Roustaing, explica a necessidade da evolução de Jesus, através dos reinos infra-humanos e espiritual consciente, sem falir, rumo a perfeição sideral.

*          Em 1979 Francisco Thiesen e Zêus Wantuil, legam ao movimento espírita, a biografia de fôlego de Allan Kardec, em 03 volumes; e, numa harmonia perfeita com a vida e obra do grande Codificador, citam Roustaing 19 vezes e Collignon 07.

*          Em 1999, mais um grande evento em torno de Os Quatro Evangelhos. A Casa de Recuperação e Benefícios Bezerra de Menezes, em Botafogo, Rio de janeiro, inaugura, sua page na Rede Mundial de Informações, a Internet, com o endereço: http://www.casarecupbenbm.org.br.

Nesse site encontramos uma inovação genial: A Praça Allan Kardec e o Museu Virtual Roustaing.

 

Vale Conferir!

Inaldo, À Luz da Verdade ( e só citamos alguns fatos) vemos que a História do Espiritismo, no que de há de mais positivo, conspira em favor de Roustaing e de sua monumental compilação, Os Quatro Evangelhos, que tanto lemos, estudamos, admiramos e divulgamos.

Jorge Damas Martins

 Prefácio do livro  “À Luz da Verdade” de Inaldo Lacerda Lima (SODEAS Editora Auta de Souza, 2000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário