terça-feira, 7 de setembro de 2010

DIA DA PÁTRIA



O Brasil foi nosso grande amor, o brilhante fanal que nos iluminou os sonhos, a meta sublime que nos alcandorou os sentimentos.
Nós o amamos de todo o coração, na doce contemplação dos seus rios e das suas matas, das suas praias e dos seus céus; na gloriosa antevisão do seu esplêndido futuro e na esperança de felicidade para a sua valorosa gente. Muiltas vezes nos deixamos empolgar, em nossas cogitações, pela imaginação do seu porvir glorioso, quando seria elo o celeiro do mundo e uma potência respeitada entre as nações.
Quando, porém, a mão poderosa da morte nos desvelou aos olhos deslumbrados as paisagens do Espírito, e pudemos contemplar, de outro plano, este maravilhoso país, descobrimos que o Brasil era, visto de cima, imensamente maior e mais lindo, mais potente e mais promissor, muito mais digno ainda do nosso devotamente e do nosso amor, porque é o coração pulsante do mundo e a terra bendita de onde a Arvore do Evangelho distende os seus ramos generosos, refertos de pomos de bondade e de luz, para dar sombra e alimento a todos os povos da Terra.
Vimos mais, que este povo, que julgáramos forjado pela miscigenação de raças valorosas, era formado pelas primícias de todas as nações, a se conjugarem aqui para o lavor sagrado da construção de uma nova era planetária.
Devemos, porém, considerar que a luta pela emancipação definitiva de nossa Pátria querida não terminou com o grito do Ipiranga, nem com a abolição da escravatura, nem com a proclamação da República, nem com as subseqüentes reformas políticas e econômicas, porque uma substancial parcela viva de nossa comunidade ainda vive em dolorosas condições de subcultura e pauperismo, enquanto milhões de nossas crianças e de nossos jovens perambulam sem lar, sem escola e sem pão.
Os poderes constituídos, embora conscientizados da dolorosa realidade, ainda não puderam, nem poderão tão cedo resolver tão graves problemas, porque, na verdade, somente encontrarão eles solução definitiva quando a consciência nacional for suficientemente evangelizada, pois só o Espírito de Cristo, na força e na glória do amor, é bastante poderoso para dar solução plena a tamanhas aflições.
Neste dia consagrado à Pátria, homenageemos o Brasil com a nossa prece ao Senhor pela prosperidade espiritual do seu povo e pela cristianização verdadeira de sua gente, a fim de que o futuro que aqui nasce seja a grande e excelsa alvorada a abrir-se, tão cedo possível, sobre a noite angustiosa que ensombra as quebradas do mundo.

Gonçalves Ledo
(Mensagem recebida pelo médium Hernani T. Sant'Anna, na noite de 7 de setembro de 1978, no Grupo lsmael, na Federação Espírita Brasileira, no Rio de Janeiro-RJ.)
Reformador N°1806 – Setembro, 1979

Nenhum comentário:

Postar um comentário