sexta-feira, 26 de março de 2010

PACIÊNCIA

A dor é uma bênção que Deus envia aos seus eleitos; não vos aflijais, pois, quando sofrerdes, mas bendizei, ao contrário, o Deus todo-poderoso que vos marcou pela dor neste mundo para a glória do céu.
Sede pacientes; a paciência é também uma caridade e deveis praticar a lei da caridade ensinada pelo Cristo, enviado de Deus.
A caridade que consiste na esmola dada aos pobres, é a mais fácil das caridades; mas há uma bem mais penosa e, conseqüentemente, mais meritória: perdoar àqueles que Deus colocou sobre nosso caminho para serem os instrumentos dos nossos sofrimentos e colocar a nossa paciência à prova.
A vida é difícil, eu o sei; ela se compõe de mil nadas que são picadas de alfinetes que acabam por ferir; mas é preciso considerar os deveres que nos são impostos, as consolações e as compensações que temos por outro lado, e, então, veremos que as bênçãos são mais numerosas do que as dores. O fardo parece menos pesado quando se olha do alto, do que quando se curva a fronte para o chão.
Coragem, amigos, o Cristo é o vosso modelo; ele sofreu mais do que qualquer de vós e não tinha nada a se censurar, enquanto que vós tendes vosso passado a expiar e vos fortalecer para o futuro. Sede, pois, pacientes, sede cristãos, essa palavra encerra tudo.
(UM ESPÍRITO AMIGO, Havre, 1.862)


Queridos amigos:
É muito mais fácil falar em paciência na teoria do que na prática, pois nos dias em que vivemos hoje, é quase impossível mantê-la, mas Jesus disse que se fosse fácil, qual seria o mérito?
Se a todos os momentos recebemos alfinetadas que nos ferem profundamente até a alma, eis aí o mérito em se manter a calma e a paciência com quem nos fere.
Jesus colocou em nossos caminhos tais pessoas justamente para testar nossa tolerância e a benevolência para com todos aqueles que estão servindo de instrumentos para nossa evolução, pois, mantendo a calma e a paciência, seja com aquele parente difícil, “amigos”, pessoas de nosso convívio diário, estamos demonstrando que algo aprendemos com os ensinamentos do Mestre.
Não é conhecido no planeta alguém que tenha desenvolvido mais essa prática do que Jesus e como estamos muito longe de atingir Sua luminosidade, a perdemos com facilidade.
A paciência é um dom divino que ainda não temos, mas como Deus nos criou perfeitos, um dia o seremos. E aí, sim, neste dia, poderemos dizer que o planeta Terra deixou de ser um planeta de expiação e de sofrimentos para ser um planeta de regeneração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário