terça-feira, 8 de maio de 2012

MEIOS E FINS

A criatura surge no cosmo com a predestinação de gravitar rumo ao foco da Onipotência. Escapa totalmente à percepção imaginar sequer o que seja e como se desenrola essa trajetória através da noite dos tempos, para usar a linguagem rica e simbólica das Escrituras. O que o homem pode vagamente perceber, ajudado pelas luzes do Consolador, é que, quando envereda pelas tortuosidades da encarnação, a caminhada se alonga quase infindavelmente e se entranha de peripécias cuja aspereza dilacera na proporção em que se desvaira nos desacertos do livre arbítrio, que o conduzem aos paroxismos da impenitência, do orgulho e do niilismo.

Nessa alternativa, mergulha nos carreiros da forma adensada, onde passa a sofrer as injunções da lei de ação e reação e a ter de manejar instrumentos de materialidade grosseira, no esforço penoso e inelutável de reajustar-se às harmonias de que se apartou. Eis, num golpe de vista, a posição da humanidade que habita este planeta sublunar, às voltas com os trambolhos engendrados por sua própria insensatez, o que, ainda de quebra, num gesto de extrema soberbia e ignorância, ela prefere atribuir aos meneios de um acaso cego e caprichoso ...

Indubitavelmente, a luta maior e ingente do homem é vencer as inibições e fobias que ele mesmo forjou e alimenta com muito fervor, e com as quais se diverte macabramente: a negar e a tentar destruir a própria essência de eternidade. É assim que, por muito que com isso se apoquentem os negativistas, desde os mais remotos registros da história da humanidade se denota a atração incoercível que sobre ela exercem os arcanos da religiosidade, que a faz estar sempre desconfiada de que existe alguma coisa além da morte. Nesse anseio, o homem se desencasula igualmente através de um processo lento, sofrido e progressivo, ao longo do qual navega desde as formas estapafúrdias do mais primitivo fetichismo até as expressões mais alcandoradas da fé abstrata, como soem ser as que nos oferece a Doutrina Espírita.

É com razão, pois, que os espíritas se ufanam em sublinhar que o Espiritismo é uma doutrina que supera os condicionamentos em que ainda se demoram os credos que o antecederam na cronologia terrena e, por isso, abre mão dos recursos que lhes são ainda parte integrante e indispensável de suas manifestações, tais como símbolos, amuletos, ritos, paramentos, escapulários, incenso, liturgia, dogmas, sacramentos, templos, sacerdócio hierarquicamente organizado e quejandos. .. São meios que não se compadecem com os fins espiritualizados e espiritualizantes da Doutrina. Contudo, parece que seus profitentes não estão tão certos assim quando se trata das práticas a empregar em atividades que são complementos valiosos, mas que, dadas as contingências da materialidade em que estão mergulhados, costumam confundir os critérios de valorização e de prioridades, o que leva, com muita frequência, e parece que despercebidamente, à adoção de meios que não se compatibilizam com os alvos altanados do Espiritismo.

Tal apontamento se ajusta primacialmente às iniciativas de cunho assistencial mantidas pelas instituições espíritas; no afã de realizar o que reputam um dever, não vacilam em se valer de meios que, sem dúvida, proporcionam os elementos de que necessitam, mas que, bem pesados, são antinômicos aos princípios e postulados da Doutrina. A questão é, realmente, grave e séria.  A bússola do espírita, porém, não é difícil de ser encontrada, nem está fora de seu alcance. Basta ter como assentado que, em Espiritismo, os fins não justificam os meios...



Editorial do Reformador (FEB)  em julho 1974

Nenhum comentário:

Postar um comentário