terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O MARTÍRIO DE SÃO DINIS


Queridos amigos.

Há algum tempo quando lia "os mensageiros" e André Luiz nos fala de uma obra de pintura terrestre que foi inspirada em uma pintura existente no mundo espiritual chamada "o martírio de São Denis" fiquei muito intrigado e desejoso de conhecer tal pintura.
Como a mesma se encontra na França (um pouco distante) e em minhas pesquisas pela internet não consegui encontrar nenhuma reprodução, guardei o meu desejo e estava esperando pacientemente pelo momento do desencarne quando iria pessoalmente ver a obra :
Porém, não vou precisar esperar tanto. O livro que estou lendo "Mediunidade na Bíblia" de Hercio M. C. Arantes traz em seu conteúdo uma reprodução do famoso quadro.
Reproduzo então a obra que me aguçou a curiosidade e logo abaixo transcrevo de "os mensageiros" o texto em que andre relata o fato.
********

"...Alfredo conduzia-nos ao interior doméstico. As escadas de substância idêntica ao mármore, impressionavam-me pela transparente beleza.
De varanda extensa e nobre, onde as colunatas se enfeitavam de hera florida, muito diferente, porém, da que conhecemos na Terra, penetramos em vasto salão mobiliado ao gosto mais antigo. Os móveis delicadamente esculturados formavam conjunto encantador. Admirado, fixei as paredes, de onde pendiam quadros maravilhosos. Um deles, contudo, impunha-me especial atenção. Era uma tela enorme, representando o martírio de São Dinis, o Apóstolo das Gálias rudemente supliciado nos primeiros tempos do Cristianismo, segundo meus humildes conhecimentos de História. Intrigado, recordei que vira, na Terra, um quadro absolutamente igual àquele. Não se tratava de um famoso trabalho de Bonnat, célebre pintor francês dos últimos tempos? A cópia do Posto de Socorro, todavia, era muito mais bela. A lenda popular estava lindamente expressa nos mínimos detalhes. O glorioso Apóstolo, seminu, com a cabeça decepada, tronco aureolado de intensa luz, fazia um esforço supremo por levantar o próprio crânio que lhe rolara aos pés, enquanto os assassinos o contemplavam, tomados de intenso horror; do alto, via-se descer um emissário divino, trazendo ao Servo do Senhor a coroa e a palma da vitória. Havia, porém, naquela cópia, profunda uminosidade, como se cada pincelada contivesse movimento e vida.
Observando-me a admiração, Alfredo falou, sorrindo:
Quantos nos visitam, pela primeira vez, estimam a contemplação desta cópia soberba.
— Ah! sim — retruquei —, o original, segundo estou informado, pode ser visto no Panteão de Paris.
— Engana-se — elucidou o meu gentil interlocutor —, nem todos os quadros, como nem todas as grandes composições artísticas, são origináriamente da Terra. É certo que devemos muitas criações sublimes à cerebração humana; mas, neste caso, o assunto é mais transcendente. Temos aqui a história real dessa tela magnífica. Foi idealizada e executada por nobre artista cristão, numa cidade espiritual muito ligada à França.
Em fins do século passado, embora estivesse retido no círculo carnal, o grande pintor de Bayonne visitou essa colônia em noite de excelsa inspiração, que ele, humanamente, poderia classificar de maravilhoso sonho. Desde o minuto em que viu a tela, Florentino Bonnat não descansou enquanto não a reproduziu, pálidamente, em desenho que ficou célebre no mundo inteiro. As cópias terrestres, todavia, não têm essa pureza de linhas e luzes, e nem mesmo a reprodução, sob nossos olhos, tem a beleza imponente do original, que já tive a felicidade de contemplar de perto, quando organizávamos, aqui no Posto, homenagens singelas para a honrosa visita que nos fêz o grande servo do Cristo. Para movimentar as providências necessárias, visitei pessoalmente a cidade espiritual a que me referi.
Grande espanto apossara-se-me do coração. Via, agora, explicada a tortura santa dos grandes artistas, divinamente inspirados na criação de obras imortais; agora, reconhecia que toda arte elevada é sublime na Terra, porque traduz visões gloriosas do homem na luz dos planos superiores.
Parecendo interessado em completar meus pensamentos, Alfredo considerou:
— O gênio construtivo expressa superioridade espiritual com livre trânsito entre as fontes sublimes da vida. Ninguém cria sem ver, ouvir ou sentir, e os artistas de superior mentalidade costumam ver, ouvir e sentir as realizações mais altas do caminho para Deus."
Paz com todos.

43 comentários:

  1. Também li o mesmo livro e fiquei igualmente curioso imaginando a cena. Obrigado pela pesquisa

    ResponderExcluir
  2. Excelente tópico. Seguidamente eu faço uso desta passagem, quando me reporto ao tema Sono e Sonhos em palestras e grupos de estudo na Sociedade Espírita Amor e Luz em Porto Alegre.
    Gertom Antonio Bennemann

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por nos dar essa chance de tal exelencia de podermos nos aprimorar a fundo neste tema!! muita LUZ..ANDRE L NETTO

    ResponderExcluir
  4. Rogério - Carapicuiba-SP26 de setembro de 2010 às 20:30

    Essa citação de André Luiz, nós faz refletir ainda mais quanto a verdade dos mecanismos da mediunidade, pois em 1944 quando Chico psicografou a Obra certamente nunca havia ido a Paris, ou sobe-se de tal obra artística!

    ResponderExcluir
  5. Sua informação foi muito significativa pois também tenho pesquisado na internet com o intuito de obter a imagem do quadro. Agora posso adquirir o livro do qual você nos fala. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado irmão Sérgio pela disponibilização de importantíssima obra. Igualmente a todos eu também tive repentina curiosidade a respeito dessa grandiosidade e fiquei muito surpreso ao saber que a que possuímos aqui na Terra, na verdade trata-se de uma reprodução fiel da tela original que está no castelo do "Posto de Socorro". Também fiquei impressionadíssimo com a questão de que existam encarnados que "sonham" com lugares que existam além Terra e conseguem colocá-los com todos os detalhes numa tela. Realmente muito grandioso.

    ResponderExcluir
  7. Caro Sergio, ´exatamente por iso que cheguei a esta pagina.
    A procura da imagem do quadro citado no livro "Os Mensageiros"! Muito obrigada por postar esta figura que realmente não é muito facil de encontrar.
    Paz e Bem!
    Vera

    ResponderExcluir
  8. Olá boa noite! Estava lendo o livro Os mensageiros pela segunda vez, só que, desta vez, atentos aos detalhes e pesquisa. Googlei e pimba!. Achei o quadro falado. Muito obrigado! Juliano

    ResponderExcluir
  9. Acredito que todos que lemos a obra ficamos curiosos por esse quadro.
    Parabens pela iniciativa
    Pois agora que estou lendo pela segunda vez fui logo na internet pra pesquisar esse quadro e estou maravilhada.

    ResponderExcluir
  10. Estoy leyendo el libro por segunda vez y me preguntaba como seria esta gran obra. Hasta que lo encontre. Muchas Gracias por aclararme

    ResponderExcluir
  11. Agradeço pela oportunidade de tambem ver essa tela.

    ResponderExcluir
  12. Ao ler o livro os mensageiros fiquei com a mesma curiosidade,obrigada pela oportunidade de ver essa tela tao bonita.

    ResponderExcluir
  13. Estou aqui, pelos mesmos motivos. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Minha curiosidade q me trouxe até aqui. Estou lendo o livro e a vontade q tenho é de consumi-lo em todos os aspectos. Poder ver o q eles vêem, trabalhar no amparo ao próximo, não sei bem como explicar, mas o desejo de transformação é tão grande. Obrigada!
    Abçs fraternos.

    ResponderExcluir
  15. Estou lendo o livro, anotei todos os dados e corri para ver se achava o quadro que me deixou tão curiosa. Muito boa a tua iniciativa! PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  16. Bem, como todos aqui tb eu estava lendo "os Mensageiros" e fiquei curiosa para ver a tela... corri para a internet e aqui estava ele.
    Eu nunca sequer havia ouvido falar neste São Dinis, mas a reprodução terrestre já é bastante impressionante, imagine o original!!! muito obrigada tb pela dica do livro, já anotei.

    ResponderExcluir
  17. Caro irmão Sérgio Deus o abençoe! lí o livro Os Mensageiros e como artista plástico fiquei curioso para conhecer essa obra, procurei em todos os meus livros de pintura que não são poucos e não achei, agora graças a você pude admirar essa bela tela, e obrigado também pela dica do livro Mediunidade na Bíblia. muita luz. Antonio Silva.

    ResponderExcluir
  18. Fiquei imprencionada com a curiosidade das pessoas que leram esse capítulo de conhecer essa obra de arte, assim como eu. Obrigada pela pesquisa e obrigada a Deus por me conceder o dom da curiosidae que despertei quando estive na França visitando tantos museus e castelos.Obras de arte agora fazem parte da minha cultura.
    Aluna de grupo mediúnico da União Espírita Portoalegrence.

    ResponderExcluir
  19. Como todos que leram o livro "Os Mensageiros", André Luiz, tivemos a curiosidade de procurar este quadro de São Dinis.
    Cada dia mais vemos que a doutrina renovadora e reveladora presente em nossos dias.
    Deus ilumine a todos nós! Vilma Camargo

    ResponderExcluir
  20. Compartilho a curiosidade. Estou lendo Os Mensageiros.

    ResponderExcluir
  21. Andrea disse...
    Estou lendo os mensageiros
    e cada vez mais me interesso pela doutrina espírita, por isso o motivo da pesquisa a referida pintura. .... Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  22. Estamos estudando a obra "Os Mensageiros", e não tem como estudar sem pesquisa.Obrigado pela ajuda.Muita Paz.
    Isabel Cristina

    ResponderExcluir
  23. Acabei de ler o Nosso Lar e fiquei muito emocionado com o livro e agora estou lendo os mensageiros e estou gostando muito, pretendo ler todos os livros do André Luiz.Que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  24. Que coincidencia...vim procurar essa imagem pq estou lendo o mesmo livro. Nem vi q se tratava de um site voltado a divulgação espirita, apenas cliquei.
    Muito obrigado e parabéns

    ResponderExcluir
  25. Como todos eu vim parar aqui através da curiosidade que me causou a leitura do livro Os Mensageiros. Acabei de ler a passagem descrita acima e vim procurar a tela que tanto impressionou André Luiz e da qual nunca tinha ouvido falar. Obrigada pelo carinho .. Gicele

    ResponderExcluir
  26. Obrigado amigo, estava mesmo curioso em conhecer esta obra...
    Se bem que a minha ideia era um pouco diferente =)
    De qualquer forma achei ela belíssima e diferente de tudo que já tive oportunidade de ver!
    Parabéns pela iniciativa de compartilhar conosco 8p

    ResponderExcluir
  27. Esse negócio de anonimato não é de meu perfil. Adorei..minha curiosidade foi igual a de todos. Maravilhoso André e o grande médium Chico. cada vez mais eu aprendo...um dia também chegarei lá..com a graça de Deus nosso eterno Pai e de nosso Mestre Jesus. Lindo o quadro. Muito obrigado meu irmão por postar esta beleza para todos verem.

    ResponderExcluir
  28. Prezado Sergio
    Estou lendo o livro "Os Mensageiros" pela segunda vez, assim como muitos revelaram aqui. Agradeço pela oportunidade de poder conhecer a obra.

    ResponderExcluir
  29. Ângela A Macedo Fevereiro 27 2012 . Belo Horizonte / MG .

    Estou lendo Os Mensageiros, procurei na internet sobre a obra e fiquei encantada com a mesma.

    ResponderExcluir
  30. Fiquei igualmente muito curioso em conhecer esta tela.

    ResponderExcluir
  31. Otimo trabalho de divulgação meu motivo foi o mesmo

    ResponderExcluir
  32. Que legal, encontrei o que procurava. Fico feliz por saber que várias pessoas estão lendo Obras de Andre Luiz,estou lendo Os Mensageiros pela segunda vez, a cada página ficou mais encantada com as maravilhas do mundo espiritual. Bjs.

    ResponderExcluir
  33. como muitos aqui eu estou lendo pela segunda vez Os Mensageiros e busquei imediatamente na interneta tela citada, adorei encontrá-la, é muito interessante. Obrigada por partilhar, Bjs.

    ResponderExcluir
  34. Eu Também tomei conhecimento na segunda leitura do livro "Os Mensageiros" e como você, Gustavo, também corri à internet. Obrigado, Sérgio. Por compartilhar conosco. Abços. Luis Carlos.

    ResponderExcluir
  35. Obrigada por divulgar a imagem! Cheguei aqui por curiosidade em saber como seria tal pintura, ao ler a passagem em "Os mensageiros". Estou lendo "os mensageiros" após ler "Nosso Lar", e espero dar continuidade à leitura das obras de André Luiz.
    Grandes abraços

    ResponderExcluir
  36. Legal faz tempo que li o livro mas só agora resolvi conhecer a pintura gostei

    ResponderExcluir
  37. Depois de muito tempo que li o livro resolvi conhecer a pintura legal gostei

    ResponderExcluir
  38. Legal faz tempo que li o livro mas só agora resolvi conhecer a pintura gostei

    ResponderExcluir
  39. To lendo os mensageiros e etc etc blá blá igual os amigos acima

    ResponderExcluir
  40. To lendo os mensageiros e etc etc blá blá igual os amigos acima

    ResponderExcluir
  41. Valeu!!! Obrigada. Interessante que já li o livro 2 vezes e somente agora, na 3ª vez fiquei curiosa qto a obra. Grata. Muita luz.

    ResponderExcluir
  42. Interessante. Ao me deparar com a leitura senti uma curiosidade impressionante, pesquisei e pude ver a obra, a maioria dos comentários mostram o mesmo interesse pela pintura. Obrigada. Paz e Luz.

    ResponderExcluir