quinta-feira, 25 de março de 2010

PARENTESCO CORPORAL E O PARENTESCO ESPIRITUAL

Os laços de sangue não estabelecem, necessariamente, os laços entre os espíritos.
O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do espírito, porque o espírito existia antes da formação do corpo; não foi o pai quem criou o Espírito do filho, ele não fez senão fornecer-lhe um envoltório corporal, mas deve ajudar o seu desenvolvimento intelectual e moral, fazê-lo progredir.
Os Espíritos que encarnam em numa mesma família, sobretudo entre parentes mais próximos, são, o mais freqüentemente, Espíritos simpáticos, unidos por relacionamentos anteriores, que se traduzem por sua afeição durante a vida terrestre; mas pode ocorrer também que estes Espíritos sejam completamente estranhos uns aos outros, divididos por antipatia igualmente anteriores que se traduzem da mesma forma por seu antagonismo na Terra, para lhes servir de prova. Os verdadeiros laços de família não são, pois os da consangüinidade, mas os da simpatia e da comunhão de pensamentos que unem os Espíritos antes, durante e após sua encarnação. De onde se segue; que dois seres nascidos de pais diferentes, podem ser mais irmãos pelo Espírito do que se o fossem pelo sangue, podem se atrair, se procurar, dar-se bem juntos, enquanto que dois irmãos consangüíneos podem se repelir, como se vê todos os dias; problema moral que só o Espiritismo podia resolver pela pluralidade das existências. ( cap.IV, nº 13, do Evangelho segundo o Espiritismo)


Muitas vezes vemos irmãos que se odeiam e nem mesmo eles entendem o porque de tanto ódio um do outro, mas quem já está estudando a doutrina de Jesus tem uma visão maior do que ocorre, entendem que são inimigos de vidas anteriores, que reencarnaram na mesma família para que pudessem se perdoar as faltas cometidas um para o outro.
O Pai em sua extrema bondade nos dá a oportunidade de nos reconciliarmos com nossos desafetos do passado, colocando em um mesmo lar seres que não conseguiram se perdoar em outras oportunidades.
Mas isto não acontece somente entre irmãos, também ocorrendo entre pais e filhos, e podendo acontecer que um seja mais maleável e suporte todo o ódio do outro, procurando sempre entender a atitude e não deixando que nada afete sua escalada evolutiva; quando isto ocorre o que está mais propicio ao perdão consegue sua evolução e o outro terá que amargar sua derrota perante a lei de causas e efeitos e mais cedo ou mais tarde terá que recomeçar.
Partindo do principio que não ficaremos a dever nada para as leis divinas como Jesus mesmo disse que enquanto não pagarmos tudo o que nossa consciência nos acusa não chegaremos ao Pai, porque não é “DEUS” quem nos acusa e sim nós mesmos.
Portanto, porque não começarmos agora a nos reconciliar com qualquer inimigo seja ele familiar ou não? Quanto mais a demora se fizer, mais sofreremos para entender como regem estas leis; e mais sofreremos, até chegar o dia em que, não suportando mais, pediremos ao Alto que nos dê outra chance.

Meditem sobre esta lição...

6 comentários:

  1. se e assim ,porque pessos que so fazem o bem ,falessem terrivelmente ,com dores horriveis ,e mais porque pessoas boas falessem antens que pessoas extremamente ruins .

    ResponderExcluir
  2. A explicaçao esta no principio da doutrina E spirita que e a reencarnaçao ou vidas sucessivas e o estudo serio da Doutrina que ira trazer as respostas e exclarecer as duvidas,lembrando que Deus é justo e perfeito e nada é por acaso

    ResponderExcluir
  3. As respostas para suas indagações voce encontrara estudando os principios da Doutrina Espirita.E estudando a reencarnaçao ou vidas sucessivas que voce entendera o porque das dores e sofrimentos.Para isso e necessario um estudo assiduo e serio sobre o espiritismo,lembrando que Deus e único,perfeito e justo e nada é por acaso

    ResponderExcluir
  4. estou sofrendo muito tenho uma relação de muito odio com uma de minhas irmas, as vezes penso que estou no caminho certo,que é ignorar qualquer tipo de colocação, mas as vezes é tão difícil... edepois vem a vergonha - comoa que estou sentindo agora, desanimo, desesperança de que não consegui superar momentaneamente os dialogos sempre ferinos entre nós. Hoje foi um dia dos mais dificeis em que tudo foi muito exarcerbado(gritos, tapas, vizinhos com janelas abertas para escutar a briga) estou muito envergonhada e me sentindo cuplada e infeliz. sei qeu só Deus para me ajuda, mas tá difícil suportar. e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha irmã, quando a discordia esta estabelecida se faz neçessario que a desmontemos aos poucos, e a melhor maneira é a da compreenção atraves da razão. A primeira grande dificuldade em estabelecer a harmonia e o perdão está na compreenção da situação ou seja, fazer uma analise da situação em si, qual situação leva até a desarmonia? ( geralmente orgulho ferido ), qual o meu papel nesta situação? qual o papel da outra pessoa envolvida? qual o assunto ou aspecto que leva á discordia? etc...
      A segunda dificuldade em estabelecer o perdão e a harmonia esta na culpa de sentir e alimentar o ódio ( tambem por orgulho ferido ), o ódio vem do instinto ( sentimento de sobrevivência primitivo ) e, portanto, è absolutamente natural que sintamos ódio porem, não somos mais animais irracionais, temos consciencia, portanto é natural que sintamos ódio, o que não é natural é que continuemos alimentando este ódio, ou seja, temos o direito de sentir ódio mas, temos o dever de não alimenta-lo e sim diminuir sua intensidade até o ponto de não ser atingido pela mágoa.
      O terceiro ponto consiste na razão; não se engane, nós somente mudamos para melhor quando compreendemos através do raciocinio as coisas da vida existêncial.
      o quarto e ultimo ponto é o perdão de si mesmo; a maior dificuldade na conciliação com as pessoas está na falta de conciliação e perdão de sí mesmo ( nimguem doa aquilo que não exista em si mesmo ) devemos ter amôr por nós mesmos ( diferente do narcisismo e da vaidade inutil e fútil ) procurando compreender á nós mesmos, sem cobranças vazias, procurando nos aprimorar em sentimento e intelecto que nos leva a relativa compreenção da vida ( verdadeiro amôr por si mesmo; evolução )

      Espero ter ajudado, são poucas palavras e muitos conceito.
      aconselho a leitura e o estudo da doutrina espirita começando pelo LIVRO DOS ESPIRITOS e ao mesmo tempo O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.

      muita paz

      Excluir
  5. putz acredito 100 porcento nisso mais isso e horrrivel por exenplo todos os meus irmao na minha familia me odeia fazem de tudo pra me fuder e me atrapalhar em tudo sei como e isso nao me sinto parte da familia nunca me senti i o pior e comviver com nossos inimigos

    ResponderExcluir