terça-feira, 20 de abril de 2010

PARA UM AMIGO TRISTE


Você me diz que vive irritado e inseguro; triste e vazio. E no entanto é o tipo de homem "bem colocado" na vida, com excelente posição social e ótima situação financeira. É o tipo de homem "bem casado"; possui uma esposa que o ama e que é também muito amada por você. Com dois filhos que recebem todo o carinho de ambos.

"Vou a festas, passeios, programas de diversão e não me divirto; quando tudo é alegria em volta de mim, eu estou interiormente triste. Às vezes estou até exteriormente alegre, dando a impressão da participação. Mas, por dentro, tudo é angústia, tristeza, insegurança. Quanto maior a alegria circundante, maior a minha tristeza íntima. Se ao menos eu tivesse alguma razão aparente; se fosse necessitado de recursos, se não tivesse o apoio da mulher e dos filhos. No entanto tenho tudo isso."

Você me diz que não tem nenhuma preocupação de ordem religiosa. "Meus pais são religiosos, mas não vejo porque deva me submeter a uma série de proibições da religião deles. Isso só viria aumentar minhas aflições íntimas. Francamente, não sei porque deva cultivar alguma religião; não acho que Deus se preocuparia mais comigo se adotasse uma religião."

Meu caro amigo, você está precisando urgentemente de uma religião. Toda essa irritação, insegurança, tristeza e vazio denotam intimamente, você está à procura de alguma coisa que não sabe o que é. Se essa procura lhe causa tudo isso, é algo muito importante você está buscando. Não acho que, conscientemente, você conscientemente concorde comigo. O orgulho e o amor próprio o impedirão de concordar. Mas, creia, isso tudo é uma busca. Só que até agora você não se dispôs a sair de seu castelo para o encontro: você está em curto-circuito.

Eu o convido a pesquisar no campo religioso, em benefício próprio. Eu o convido a analisar os benefícios, em você mesmo, do estudo e da prática de uma religião racional e objetiva como o Espiritismo. Uma religião que não tem proibições; apenas esclarecimentos. Uma religião de respostas às recalcadas indagações de seu Espírito insatisfeito. Comece, meu amigo, a ler O Evangelho segundo o Espiritismo, um livro que reúne os ensinamentos de elevada moral e consolo de Jesus, comentados pelos Espíritos Superiores. Leia e analise. E julgue você mesmo.

Deus preocupa-se com todos os seus filhos. E todos nós somos seus filhos. Não é o fato de um homem professar esta ou aquela religião que terá maior ou menor preferência do Amor Divino. Importa que o homem seja fraterno, simples e caritativo. Estas são características que podem ser assumidas por qualquer pessoa, de qualquer religião, de qualquer condição social. Entretanto, importa ir ao encontro do Criador. abrir-se ao Seu amor. Se não alimentarmos nenhuma preocupação religiosa, estaremos fechados a Ele. Embora Ele continue nos amando e tentando nos ajudar da melhor forma possível.

Deus está a seu lado, meu amigo. Abra o seu coração a Ele e sinta a paz, a segurança e a alegria. Comece agora a tomar o remédio para o seu mal íntimo; busque uma religião que esclareça. Uma religião que o ajude a abrir-se melhor para Deus e a continuar a viver entre os homens. Uma religião que não quer o seu isolamento, mas a sua integração alegre e fraterna no seio da sociedade. Comece hoje a ler O Evangelho segundo o Espiritismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário