quinta-feira, 15 de abril de 2010

EXERCITAI O AMOR

“Que Jesus abençoe este momento em que o mundo invisível e visível se entrelaçam num esforço de esclarecimento a respeito dos propósitos da vida, concedida por Deus aos seus filhos para conhecimento da Verdade. O mundo terreno vive imerso em ilusões e fantasias, voltado quase que em sua totalidade para o materialismo, que se manifesta de modo disfarçado por toda parte. As inteligências superiores, responsáveis pela vida social do planeta, vem desde há muito tempo, apresentando os conceitos fundamentais que regem a vida do ser.

Esforços têm sido envidados, missionários encarnam-se na superfície terrena para ensinar, alertar, plantar a semente do Bem. Mas, como o grão plantado em terra inóspita, a verdade encontra imensa dificuldade para florescer na sua lídima expressão. Os corações humanos, limitados pelo estado evolutivo dos Espíritos viventes nesse plano, não conseguem alcançar a profundidade e todas as conseqüências das leis reveladas. Sabeis todos vós que os ensinos da Espiritualidade são gradualmente manifestos. Cada período da humanidade guarda condições para que novos pontos de vistas sejam apresentados.

Porém, o homem do mundo ainda tem imensas dificuldades para assimilar as leis de Deus e colocá-las na sua vida diária, constituindo-as como regras de comportamento. Não se pode afirmar que haja coisas erradas ou fora de lugar. O Criador, pai de justiça, perfeição e bondade, não iria permitir que a criação de um orbe destinado ao abrigo de seus filhos pudesse estar sujeito a enganos. O mundo move-se na história, guiado por leis eternas e imutáveis. A evolução dos habitantes terrenos e da ordem material do próprio orbe determinam as muitas fases a que a coletividade deverá passar, até que supere o estado de vida primária que caracteriza os mundos inferiores.

A dificuldade em se compreender a palavra de Deus vem da dureza dos corações, das limitações de entendimento daqueles que se encontram matriculados na abençoada escola terrena. Mas passo a passo, a semente da Boa Nova será disseminada entre grupos e indivíduos. A verdade vai se manifestando e se impondo aos homens que a conseguem vislumbrar. Poderíeis afirmar que ainda não se fez presente a ponto de modificar os rumos das pessoas em geral. No entanto, é preciso considerar que uma obra desse vulto, não envolve apenas o ato de se divulgar. Muitas outras forças e movimentos deverão ser implementados com a finalidade de conduzir a Terra para um estágio superior de vida e entendimento.

Aquele, porém, que compreender a essência dos ensinos, exercerão em tempo propício um papel de esclarecimento junto às pessoas e lugares onde estão encarnados. Nada poderá impedir a transformação que hora se opera. E se não podeis modificar o mundo de súbito, pelo menos vos dediqueis à modificação de vossas personalidades. Muito trabalho existe para se fazer nesse sentido. Amai-vos, eis o primeiro mandamento. Instrui-vos, eis o segundo. Assim o Espírito de Verdade se manifestou mostrando quais eram as providências primeiras.

O amor deve ser o elo de ligação entre os seres humanos. A instrução precisa, sem subterfúgios, deve ser instrumento de reeducação para que o amor não seja irracional e apenas de aparências. E não se pode instruir alguém, em sentido espiritual, se ele não o desejar, ou se preferir dar ouvidos às doutrinas do mundo. O Evangelho é vosso manual de orientação moral. Como se pode compreender, examinando suas páginas, trata-se de escolha onde se educa, onde se descobre as próprias imperfeições, onde se coloca peias nos baixos instintos. Pode parecer enfadonho às almas fracas, a meditação diante das preciosas parábolas e questões ali apresentadas. Mas vós, que ouvis a doce voz do Senhor, sabeis que o caminho da salvação e da felicidade eterna é apenas um. Seja no catolicismo, no protestantismo ou no Espiritismo, adentra o Reino de Deus apenas os que estudam e praticam a Lei apresentada por Jesus.

Espíritas! Não perdeis o vosso tempo envolvidos em histórias contadas por Espíritos pouco adiantados, cujos ensinos falam apenas ao coração, mas pouco ou quase nada à razão. O tempo flui com rapidez, nesse grave momento que envolve vossas existências. Podeis considerar que viveis num período de emergência. E, diante dessa situação, é urgente vosso cuidado em compreender e praticar os princípios fundamentais da lei de Deus: amar vosso próximo; fazer a ele o que desejaríeis para vós mesmos. Orai pelos vossos inimigos, procurando compreender suas infelizes atitudes. Estendei vossa mão ao carente, socorrendo-o, distribuindo amor em forma de bênção e realizações.

A voz do Espírito vos chama para que não vos deixeis iludir pelo mundo e suas perdições. Amai no sentido pleno da palavra, fazendo viver em vossa intimidade a chama viva d’Aquele que a tudo criou. Que permaneça sempre entre vós o entendimento da Doutrina Espírita e que ela seja utilizada como instrumento de crescimento para aqueles que tiverem contato com suas sublimes lições.” – Antônio de Larzim.

Espírito: Antônio de Larzim
Grupo Espírita Bezerra de Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário