terça-feira, 11 de maio de 2010

OS DETURPADORES ESTÃO A SOLTA... DEITAM E ROLAM!

Há tempos, a coisa mais comum é vermos estampado na frente de certas Agremiações Religiosas o nome "CENTRO ESPÍRITA"...

Até aí tudo bem, se e somente se, estas fossem de FATO uma Agremiação Espírita, amiúde não são, haja vista a quantidade esdrúxula de badulaques e salamaleques que se encontra ao adentrar algumas, veja bem... "ALGUMAS" ...não todas, mas somente "ALGUMAS"!

O nome ESPIRITISMO foi cunhado por ALLAN KARDEC e se dá à DOUTRINA que ele CODIFICOU sob a égide de uma plêiade de Espíritos de Escol.

Desde o Século XIX, com o lançamento do "LIVRO DOS ESPÍRITOS", seu trabalho ligado à espiritualidade tornou-se conhecido como DOUTRINA ESPÍRITA. Doravante, se utilizar do nome CENTRO ESPÍRITA sem estar embasado nos postulados do PENTATEUCO DE KARDEC, é fraude espírita, pra não dizer locupletação, pois cada Agremiação Religiosa tem seu nome adequado aos propósitos a que se destinam.

Vemos pelo Mundo e no Brasil, espalhados nos mais diversos rincões, instituições religiosas fazendo MAU USO do nome CENTRO ESPÍRITA.

É extremamente comum vermos, em nossas plagas, "algumas" agremiações da Umbanda, Candomblé e outras usando, erroneamente, na frente de suas instituições, o nome CENTRO ESPÍRITA, sendo que NÃO DEVERIAM, pois aí é mau caratismo ou vergonha de se postar como tal.

Candomblé é Candomblé e Umbanda é Umbanda. NÃO PODEM usar do nome CASA ESPÍRITA, pois estão locupletando com o NOME ERRADO, haja vista que NÃO SÃO e NÃO TEM NADA A VER com a DOUTRINA ESPÍRITA DE KARDEC.

As Instituições Religiosas que não se enquadram nos CÓDIGOS CLÁSSICOS DA DOUTRINA ESPÍRITA devem usar o nome adequado e correto ao que se propõem ou, no máximo, colocar CASA e/ou CENTRO ESPIRITUALISTA. Aí sim estariam dentro do correto enquadramento religioso, mas NUNCA SE UTILIZAREM do nome ESPÍRITA, pois este é de KARDEC, não tendo nenhuma correlação com sincretismos afros ou coisa do gênero.

Pior são os escritores que se dizem ESPÍRITAS e que publicam seus livros sob a bandeira KARDECISTA. Triste de ver o que escrevem, pois é um cipoal de absurdos, devaneios e obsessões sem tamanho, ainda mais hoje em dia que se publicam livros feito "pão", promovendo aos leitores uma confusão enorme, colocando todo "romancezinho" como se espírita fosse.

ERRO CRASSO!

Não sou contra quem escreve, muito pelo contrário, pois estamos numa sociedade que impera a democracia e liberdade de expressão. Apenas é desfavorável à imagem do ESPIRITISMO a profusão destes"pseudos" escritores que se dedicam a aparecer em nome da DOUTRINA ESPÍRITA.

Pior mesmo são aqueles que se infiltram na DOUTRINA ESPÍRITA, pois ficam fascinados com seus elevadíssimos ensinamentos, mas aí, de uma hora pra outra, começam a colocar as "manguinhas de fora", se achando sábios ou donos e pensam que podem "MUDAR" os PILARES BÁSICOS da DOUTRINA, gerando gigantescas confusões aos novatos e até àqueles, mais antigos, que não se instruem adequadamente, com zêlo, disciplina, método e rigor kardequiano.

Assim temos uma avalanche de "SABICHÕES" na DOUTRINA ESPÍRITA se dizendo "NOVOS ESPÍRITAS" e com uma sede louca de "MUDAR TUDO", pois na cabeça destes arremedos intelectuais, trazem do passado encarnatório seus levianos desejos de aparecer e se dizerem os "sábios".

No fundo, é gente despreparada moral e intelectualmente, além de profundos doentes da alma no campo psicológico, pois anseiam a todo custo alimetar seu EGO, não se importando com os PILARES BÁSICOS do pensamento filosófico, científico e moral ESPÍRITA.

Deveriam fazer como Lutero, ou seja, se não concorda com o KARDECISMO CLÁSSICO, então funde sua própria Doutrina, MAS QUE FIQUE LONGE DO CLÁSSICO ESPIRITISMO de ALLAN KARDEC.

Não é à toa que Emmanuel disse ao Chico Xavier para que, se em alguma época da vida, ele Emmanuel, falasse algo diferente de KARDEC, então que Chico o abandonasse e seguisse, rigorosamente, ALLAN KARDEC sempre, salientando a importância da disciplina. Caso contrário, a CASA ESPÍRITA tornar-se-ia uma "colcha de retalhos" como fizeram ao Cristianismo Primitivo, quando se iniciou no mundo, via Constantino, Concílios e pretensos reformadores.

Cabe aos que se interessarem pela DOUTRINA ESPÍRITA se aterem ao PENTATEUCO DE KARDEC para estudos básicos, orientando-se corretamente em seu aprendizado evolutivo.

Saiu uma vírgula fora dos ensinamentos de KARDEC não é ESPÍRITA, mas sim outra coisa qualquer. Não é ao acaso que o saudoso Professor Herculano Pires escreveu o livro "ESPIRITISMO ESTE GIGANTE DESCONHECIDO”.

Cabe às FEDERAÇÕES ESPÍRITAS MUNDIAIS e outras locais, por exemplo, a FEB (Federação Espírita Brasileira) e a FEESP (Federação Espírita de São Paulo) averiguar, atentamente, estes DESLIZES LEVIANOS E MALDOSOS À DOUTRINA ESPÍRITA, caso contrário se ampliará os erros que já estão inscrustados em muitos lugares sob o estandarte ESPÍRITA.

É de direito destas Instituições Espíritas rechaçar os ERROS DOUTRINÁRIOS, pois somente assim poderemos impedir que se mude a ESTRUTURA VITAL E IRREMOVÍVEL DOS PILARES DA DOUTRINA ESPÍRITA, evitando assim uma ampliação e proliferação de asneiras sob o nome de ALLAN KARDEC.

Lamentavelmente, a sede por GANHAR DINHEIRO traz à DOUTRINA ESPÍRITA uma legião de "vendilhões do templo", ardorosos por lucro apenas, deixando de lado a "PUREZA DOUTRINÁRIA". Eles se travestem de bonzinhos e vanguardistas, mas no fundo querem apenas LUCRAR $$$ num seguimento que está em franco crescimento e expansão, que é a DOUTRINA DE ALLAN KARDEC ou ESPIRITISMO. Ainda mais agora que uma película explode de faturar nas telas do Brasil, contando a biografia de Chico Xavier e outra que se aproxima, relatando, no cinema, o livro NOSSO LAR.

Sabemos que DOUTRINA ESPÍRITA não é estática. Aliás, o mestre KARDEC vaticinou que a mesma se ampliaria com os avanços das ciências, mas daí permitir que qualquer um se meta a reformador, jamais...

Não podemos permitir mesmo!... Devemos sim debater, discutir, dialogar muito, porém deixar largado NUNCA!...É como diz o ditado "cão sem dono, botam um nome".

Cabe aos senhores Presidentes e dirigentes de entidades espíritas, MONITORAR, ORIENTAR e CORRIGIR todos os ERROS que encontrar em nome da DOUTRINA ESPÍRITA, sem falar em tomar outras providências, se necessário, para o correto andamento dos ensinamentos de ALLAN KARDEC. Isto é legal e de Direito.

Sabemos das lutas que KARDEC enfrentou para que o ESPIRITISMO NÃO FICASSE MACULADO por espertalhões oportunistas, sem falar LEÓN DENIS que enfrentou ardentemente os "sabichões" e pretensos reformadores da DOUTRINA ESPÍRITA.

Olhos abertos e atenção máxima, pois os "falsos espíritas" se ampliam pelo mundo e principalmente no Brasil.

"VIVA A DOUTRINA ESPÍRITA, VIVA ALLAN KARDEC"

TEXTO DO GAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário